sexta-feira, 27 de maio de 2011

Poluição atmosférica

Poluição atmosférica significa uma introdução antropogénica, directa ou indirectamente, de substâncias ou energia para o ar, resultando em efeitos prejudiciais de modo a pôr em perigo a saúde humana, danos nos recursos vivos e nos ecossistemas assim como nos bens materiais, pôr em risco ou prejudicar os valores estéticos e as outras legítimas utilizações do ambiente.

POEIRAS

São pequenas partículas sólidas, com diâmetro de 0,1 a mais de 100 microns, originada de parcelas maiores, por processos mecânicos de desintegração, como lixamento, moagem, etc., ou poeiras naturais como o pólen, esporos, etc. Exemplos: Partículas de rochas, de metais, de cimento, etc. Pode também ser definido como um aerosol de partículas sólidas

FUMOS

São partículas sólidas com diâmetro inferiores a um mícron, formadas pela condensação de vapores de materiais sólidos, geralmente metais, e consequentemente solidificação. Normalmente este mecanismo é acompanhado de oxidação. Os fumos são inorgânicos. Exemplo: Fumos de óxidos de chumbo, de zinco, etc.

FUMAÇA

São partículas, geralmente mas não obrigatoriamente, sólidas em suspensão no ar, e oriundas da combustão incompleta de materiais orgânicos. As fumaças industriais de importância são formadas por partículas com diâmetros inferiores a meio mícron.

NEBLINA

A neblina é constituída de partículas líquidas de pequeníssimas dimensões, em suspensão no ar, originadas de um processo mecânico de subdivisão, como a nebulização.

NEVOEIRO

São também partículas líquidas de pequeníssimas dimensões, em no ar, mas resultante da condensação de vapores.

VAPORES

É a forma gasosa de substâncias que se encontram sob a forma líquida ou sólida a 25ºC de temperatura e a uma atmosfera de pressão.

GASES

São substâncias que se encontram em estado gasoso a temperatura de 25ºC e sob uma atmosfera de pressão. Os gases são fluidos sem forma própria e que possuem a tendência de ocupar qualquer espaço inteira e uniformemente.

AEROSOL

São substâncias sólidas ou liquidas de tamanho microscópico, em suspensão no meio gasoso, sob forma particular.

NÉVOA FOTOQUÍMICA

São produtos de reacção foto químicas, geralmente combinados com água. As partículas são geralmente menores que 1,5 micrómetros.
      As unidades de medida para os poluentes atmosféricos mais utilizados são:
Para poeira, o número de partículas por unidade de volume de ar, é muito usado a unidade “mmpc” (milhões de partículas por pé cúbico de ar).
No caso de medidas de névoas, neblinas e fumos pode-se usar “mg/m3″ (miligrama por metro cúbico) isto é, peso por unidade de volume.
Gases e vapores são medidos em “ppm” (partes por milhão).
Poluentes gerais e as suas principais fontes produtoras:

Poluentes Comuns

DIÓXIDO DE ENXOFRE

Combustões domésticas, usinas termoeléctricas, refinarias de petróleo, olarias, usinas de aço e ferro.

MATERIAL PARTICULADO

Emissões de veículos, combustões domésticas, usinas de gás, geração de electricidade, incineradores, fábricas de cimento, refinarias de petróleo, fornos de cal, fábricas de cerâmica, fundições, estufas e carvão.

HIDROCARBONETOS

Emissões de veículos, refinarias de petróleo.

ÓXIDOS DE NITROGÉNIO

Emissões de veículos, fábricas de acido nítrico, usinas termoeléctricas, usinas de ferro e aço, fábricas de fertilizantes.

Efeitos da Poluição Atmosférica

As defesas naturais do homem, contra as impurezas do ar, são muito precárias, entre elas podemos citar:
Secreção mucosa das vias aéreas superiores, que tende aglutinar as partículas sólidas e fixar gases e vapores
Movimento peristálticos bronquíolos, colaborando na eliminação de partículas
Forma peculiar das fossas nasais, fazendo com que as partículas de maior tamanho sejam precipitadas sobre a base da língua
Espasmos das cordas vocais e da musculatura brônquica, procurando evitar a penetração de impurezas nas partes mais profundas das vias aéreas
Reflexos de tosse e espirro, criando violentas correntes de ar com a finalidade de expulsar substâncias estranhas das vias aéreas.

Poluição da água

Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.

Poluição marinha

A poluição marinha ocorre quando o resultado do derrame no mar de partículas, produtos químicos, resíduos resultantes da actividade agrícola, comercial, industrial ou residencial e ainda da disseminação de organismos invasivos que trazem efeitos negativos ou potencialmente negativos para o ecossistema.
     Os produtos químicos potencialmente tóxicos podem aderir a pequenas partículas, facilmente ingeridas por plâncton e pequenos animais, que se alimentam por filtração. Assim, as toxinas entram na cadeia alimentar dos oceanos, podendo atingir altos níveis de contaminação. As partículas podem igualmente sofrer alterações químicas, alterando os níveis de oxigénio e provocando um estado anóxico no ambiente, em especial estuários.

Poluição por barcos

Poluição por barcos são uma fonte de poluição, sendo o mais evidente os derrames de petróleo que podem ter efeitos devastadores. os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos são tóxicos para a vida marinha, e muito difíceis de limpar.

Acidentes em centrais nucleares

As instalações nucleares são construções muito complexas, devido às diversas tecnologias industriais empregadas, e ao elevado grau de segurança que é adaptado. As reacções nucleares, por suas características, são altamente perigosas. A perda do controle durante o processo pode elevar a temperatura a um valor que levaria à fusão do reactor, e/ou ao vazamento de radiações nocivas para o ambiente exterior, comprometendo a saúde dos seres vivos.

FIM